5 fatores principais que os bancos devem considerar num sistema de pagamentos
30 de junho de 2020
Durante a última década, o sector financeiro testemunhou uma aceleração significativa no ritmo em que os bancos são obrigados a fornecer soluções inovadoras que transformem os seus negócios e enriqueçam as experiências dos clientes.
A tremenda alteração na procura por parte dos consumidores e economias, além do rápido desenvolvimento de novas tecnologias de pagamento, obrigou os bancos a adaptarem-se a novas infra-estruturas de pagamento e a criar produtos e serviços inovadores para acomodar essa procura e necessidades emergentes.
Além disso, a crescente pressão dos órgãos reguladores, dos novos participantes no mercado e a concorrência existente também são grandes forças que impulsionam a transformação dos produtos e serviços oferecidos pelos bancos aos consumidores actualmente. Com essa inevitável mudança no sector de pagamentos, os bancos agora são forçados a constantes inovações para sustentar os seus negócios e acompanhar as expectativas dos seus clientes.
Aqui estão as principais considerações que os bancos devem considerar ao introduzir um novo sistema de pagamento:
Oferecer segurança, protecção e confiabilidade
Embora possa parecer óbvio, alguns bancos geralmente negligenciam a confiabilidade de um novo sistema de pagamento porque se vêm assoberbados com outros aspectos importantes da implementação, como a segurança e protecção. No entanto, os clientes aceitarão novos serviços de pagamento somente se forem seguros, protegidos e confiáveis. Portanto, levar em consideração factores como a experiência do utilizador e as interfaces que utiliza ajuda bastante a garantir as taxas de adopção do novo serviço.
Discernir tipos de procura
Mantenha-se a par das melhores práticas e tendências de pagamentos, como tecnologias de pagamento em tempo real e 24x7, e, mais importante, observe atentamente a procura doméstica e o que pedem os seus clientes, porque serão eles a ditar o seu próximo sistema de pagamento inovador. Fazer pesquisas e criar grupos de observação entre a sua base de clientes são meios ótimos e garantidos para identificar os tipos de procura
Centrar-se no cliente
Com o aumento das empresas de fintech, surge para o sector bancário mais um grande desafio: o de se tornar e permanecer competitivo. Para os bancos competirem e aumentarem a sua participação no mercado é fundamental centrarem-se no cliente. Para se centrarem no cliente, os bancos devem introduzir sistemas inovadores de pagamento em tempo real, com preços competitivos e de enorme conveniência.
Esses sistemas de pagamento em tempo real também devem atender às expectativas dos clientes em termos de pagamento de qualquer coisa, a qualquer hora e em qualquer lugar, como soluções de pagamento sem contacto (pagamentos móveis) cuja procura tem aumentado globalmente nos tempos mais recentes.
Criar alianças
Ao iniciar a introdução de um novo sistema de pagamento, é fundamental estabelecer parcerias com outras partes interessadas no sector financeiro, como comerciantes, gateways e qualquer outra organização que possa facilitar o pagamento de bens e serviços, como os retalhistas de primeira linha. Essas alianças são cruciais para proporcionar uma experiência de pagamentos que se torne a predominante e que seja totalmente automatizada para os clientes.
Considerar a resiliência
Os bancos são uma das instituições mais importantes e de quem se prevê uma acção preponderante no alívio do impacto desastroso de eventos de força maior, como crises naturais e financeiras. Consequentemente, um sistema novo de pagamento deve assegurar a disponibilidade do serviço de pagamento e ser suficientemente resiliente para cumprir quaisquer medidas e limitações de segurança impostas em resultado de uma possível crise.