7 Razões pelas quais os pagamentos móveis continuarão a prevalecer
20 de abril de 2023
Como todos sabemos, os pagamentos móveis referem-se à utilização de um dispositivo móvel, tal como um smartphone, para pagar bens ou serviços. Isto pode ser feito de várias maneiras, tais como a utilização de uma aplicação de pagamento móvel ou a introdução de informações de pagamento diretamente num sítio Web ou outra plataforma em linha utilizando um dispositivo móvel.
Os pagamentos móveis oferecem uma forma conveniente e segura de realizar transações e, evidentemente, a sua utilização tornou-se predominante na nossa vida, pelo que já não sentimos a necessidade de transportar sempre dinheiro ou cartões. São seguros, eficientes e exatamente o que precisamos para as nossas rotinas agitadas.
Mas os pagamentos móveis continuarão a ser relevantes nos próximos 5, 10 ou 15 anos?
Sem dúvida, e aqui estão 7 razões pelas quais eles continuarão a ser importantes para a indústria financeira nas próximas décadas.
- Os consumidores podem completar pagamentos a partir do seu telefone ou tablet em qualquer altura, em qualquer lugar, o que é especialmente útil para pessoas que não têm acesso fácil às instituições financeiras tradicionais ou para aqueles que querem fazer um pagamento de forma rápida e fácil.
- As aplicações de pagamento móvel utilizam tipicamente medidas de segurança avançadas tais como encriptação e tokenização para proteger informação sensível. Além disso, as aplicações de pagamentos móveis permitem frequentemente aos utilizadores a criação de medidas de segurança adicionais tais como autenticação biométrica ou passcodes, o que torna os pagamentos móveis uma opção muito segura, mesmo a longo prazo.
Há dez anos atrás, tinha de conduzir até à loja do fornecedor de eletricidade e esperar numa longa fila só para pagar as minhas contas. Para isso, tinha de perder tempo do trabalho durante o dia. Os pagamentos móveis tornaram este processo obsoleto, felizmente
- A tecnologia de pagamento móvel está constantemente a ser melhorada e novas funcionalidades estão sempre a ser acrescentadas, o que ajuda a impulsionar a inovação no sector. Por exemplo, hoje podemos fazer um pagamento imediato capturando a informação do beneficiário num autocolante de código QR, e podemos antecipar mais inovações deste tipo nos próximos anos.
- Todos sabemos que os dados são rei. E qualquer inovação ou aplicação está atualmente focada no fornecimento de dados valiosos sobre os consumidores. O caso dos pagamentos móveis não é diferente, estes fornecem dados valiosos sobre hábitos de consumo e transações específicas que são cruciais para personalizar as experiências dos clientes, melhorar os serviços e até mesmo detetar fraudes. Isto vai tornar-se ainda mais importante daqui a uns anos.
Acreditem ou não, as carteiras móveis podem em breve tornar-se caixas multibanco portáteis. Imagine conduzir até uma bomba de gasolina e, em vez de procurar uma caixa multibanco, usa a sua carteira móvel para efetuar um pagamento de pessoa a pessoa na comodidade do seu carro
- Os pagamentos móveis podem ajudar a simplificar o processo de pagamento, reduzindo o tempo e o esforço necessários para os utilizadores completarem uma transação, mas também para as empresas, reduzindo o tempo e os recursos que gastam em tarefas como a reconciliação de caixas registadoras, o processamento de transações com cartão de crédito, e o tratamento de depósitos em numerário. Até à data, não há alternativa a este tipo de conveniência para os comerciantes.
- Os pagamentos móveis podem ser uma ótima forma de chegar às populações mal servidas, tais como as que não têm acesso aos serviços financeiros tradicionais. Sendo a inclusão financeira um grande desafio para a maioria dos países em todo o mundo, os pagamentos móveis têm vindo a apresentar a solução - e isso por si só garante a continuação dos pagamentos móveis durante as próximas décadas.
- Por último, mas não menos importante, os pagamentos móveis podem ser facilmente integrados com outros serviços e soluções financeiras, tornando mais fácil a adaptação à evolução tecnológica no futuro, ou mesmo às exigências do mercado por parte dos consumidores.
Para concluir, a indústria financeira está em constante evolução, e os pagamentos móveis estão na vanguarda desta mudança, e continuarão a estar, se mantiverem a segurança, rapidez e conveniência, e sustentarem uma maior inovação e acessibilidade para além das infraestruturas tradicionais.