Casos de Utilização da Inteligência Artificial no Setor Bancário
30 de novembro de 2022
Apesar do poder da mente humana, existem muitos processos e análises em que os seres humanos não são altamente eficientes. Este é geralmente o caso quando existe um problema com elevados componentes mecânicos ou quando dependemos da determinação de um padrão em grandes volumes de dados.
Diversos setores adotaram a Inteligência Artificial (IA), desde o setor médico aos automóveis sem condutor na indústria automóvel. As empresas estão a implementar soluções baseadas em IA para melhorar a sua eficiência económica e reforçar a qualidade dos serviços.
Historicamente, o sistema bancário sempre procurou maximizar os seus lucros, pelo que é inevitável que recorra fortemente ao mundo da IA. Com o avanço da tecnologia, existem progressivamente mais oportunidades de melhorias, como é o caso da capacidade de ensinar sistemas proprietários ou da utilização de algoritmos de terceiros para reduzir ainda mais os custos de implementação de um sistema empresarial.
O que é a inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é a disciplina da tomada de decisões automatizada e da execução de ações através de sistemas informáticos e da aplicação de técnicas matemáticas a grandes quantidades de dados.
A IA pode ser utilizada para realizar diferentes tipos de análise, como a “Descritiva”, que explica o que aconteceu, a “Presciente”, que prevê o que vai acontecer, e a “Prescritiva”, que sugere o que tem de ser feito para se atingir um objetivo específico.
Atualmente, a IA é uma ferramenta comum em atividades como pesquisas na Internet, o reconhecimento facial, recomendações de redes sociais ou a determinação de rotas em aplicações de navegação. Algumas técnicas baseadas na IA já existem há décadas, enquanto outras são relativamente recentes, sendo que, muitas delas, como é o caso da aprendizagem automática, estão a avançar rapidamente graças a uma maior disponibilidade de dados e a técnicas melhoradas capazes de gerir grandes volumes e fontes de dados.
As tecnologias de IA demonstraram uma poderosa capacidade de reconhecer padrões. No entanto, não conseguem realizar a aprendizagem associativa da mesma forma que os seres humanos, analisar uma perspetiva ampla e ligar todos os nossos conhecimentos. O desafio da IA no futuro é melhorar a compreensão e a capacidade de resposta ao ambiente a um nível mais profundo. O objetivo final é que as tecnologias de IA melhorem as capacidades tecnológicas e industriais das economias e, ao mesmo tempo, sirvam as pessoas e melhorem o seu bem-estar.
Algumas aplicações importantes da IA no setor bancário e financeiro encontram-se abaixo:
- Processos de pagamento de back-end
A utilização da IA e da aprendizagem automática nos pagamentos acelera a automatização e racionaliza os processos de back-end anteriormente realizados manualmente pelos seres humanos. Como resultado, a automatização pela IA apresenta um forte potencial na indústria bancária graças à sua capacidade de reduzir cargas de trabalho, otimizar a qualidade do trabalho, aumentar a produtividade e proporcionar erros e custos mínimos no processo.
- Deteção de fraude nos pagamentos
A banca transacional caracteriza-se por vários processos que apoiam um número significativo de interações dos utilizadores finais nos pagamentos diários e geram grandes quantidades de dados. A IA proporciona oportunidades importantes, particularmente em áreas como a deteção e prevenção de fraudes, pagamentos e integração.
A IA pode ajudar a prevenir e detetar fraudes ao destacar transações invulgares, como, por exemplo, quando o montante envolvido é elevado, a transação é iniciada por um cliente inesperado ou a empresa nunca fez negócios com a empresa-alvo ou o país que recebeu o pagamento anteriormente. Além disso, as ferramentas de IA podem detetar e monitorizar comportamentos estranhos de funcionários de instituições financeiras, como, por exemplo, iniciar sessão nos sistemas fora do horário de trabalho.
- Conheça o seu cliente (KYC)
Os procedimentos das instituições financeiras para a integração de novos clientes poderiam ser facilitados no futuro se recorressem a tecnologias de IA para processar as grandes quantidades de documentação necessárias para fins de “Conheça o seu cliente” (KYC).
As soluções baseadas na IA podem utilizar o processamento de linguagem natural para ler documentos, interpretar as informações e comunicar as respetivas conclusões aos responsáveis pela tomada de decisões. Podem, também, fazer a verificação cruzada de documentos com fontes externas. O resultado é um processo de integração mais rápido e económico que proporciona uma melhor experiência às instituições financeiras e aos respetivos clientes finais.
- Conformidade regulamentar
Todas as instituições financeiras são mandatadas para fornecer serviços financeiros e apoiar os clientes em conformidade com os regulamentos e os requisitos regulamentares. Um desses requisitos é não revelar os dados financeiros dos clientes, que são altamente vulneráveis a pirataria.
As ferramentas de análise de fraude baseadas na IA detetam ações suspeitas de piratas informáticos. Desta forma, representam um dos vários exemplos de como a IA pode auxiliar as instituições financeiras a assegurar um elevado nível de proteção dos dados dos clientes. Os sistemas de IA também garantem que os processos se encontram em conformidade com os requisitos regulamentares variáveis.
- Serviço de apoio ao cliente
A IA tem o potencial de reforçar a comodidade dos serviços financeiros e a forma como interagimos com eles. Com os avanços no processamento de linguagem natural, na análise de sentimentos ou na aprendizagem automática, será possível ter conversas por chat ou verbais avançadas com os clientes e responder a questões altamente complexas.
Mais importante ainda, os sistemas serão capazes de aprender com as suas próprias interações ou com aquelas de outros agentes que realizam uma tarefa específica. Isto irá permitir automatizar alguns dos processos desenvolvidos nos departamentos de apoio ao cliente, proporcionando aos clientes mais comodidade e flexibilidade na interação com os seus bancos.
Os conselheiros robotizados, tratando-se, muitas vezes, de sistemas baseados em IA especificamente concebidos para fornecer aconselhamento financeiro automatizado, apresentam uma variedade de utilizações. Através de sítios Web ou aplicações móveis, por exemplo, podem oferecer-nos os produtos de investimento mais adequados às nossas necessidades com base no nosso perfil, alertar-nos para pagamentos futuros e pagamentos de faturas pendentes ou analisar os nossos hábitos de consumo para nos dizer como podemos aumentar as nossas poupanças.
Uma outra utilização da IA para melhorar o serviço de apoio ao cliente é o chatbot baseado na IA. Este moderniza a forma como os bancos prestam serviços aos seus clientes, fornecendo assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, e respostas precisas às suas questões. Desta forma, proporciona experiências mais personalizadas que chamam a atenção dos clientes, otimiza a qualidade do serviço e expande a respetiva marca no mercado.
A adoção da IA no setor bancário ainda está na sua fase inicial, mas as oportunidades que representa são enormes.
Os avanços tecnológicos e a mudança de hábitos de consumo apresentam novos desafios e questionam, até, a forma como os bancos podem preservar a confiança com a diminuição das interações humanas e as moedas físicas.
Ao mesmo tempo, existem sempre oportunidades valiosas que vale a pena explorar: embora haja menos contacto humano, as interações estão a tornar-se mais personalizadas através de experiências personalizadas para todos.
Em suma, a inteligência artificial pode ser vista como um ponto de viragem no setor bancário e aqueles que resistirem à sua utilização irão deparar-se com processos ineficientes e serviços restritos.